segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Por que a grávida ronca, peida e funga?

Ok, grávidas e não grávidas do meu Brasil, todo mundo sabe que nós grávidas sentimos enjôos, dores nas costas e na lombar (por isso vivemos com as mãos nas cadeiras), inchamos, sentimos mais sono etc etc... agora, por que será que ninguém fala abertamente das agruras pelas quais passamos durante essa modificação ‘franksteiniana’ pela qual passamos?
Por exemplo: você sabia que a maioria das grávidas ronca? Mesmo que nunca tenha roncado na vida? Pois é, roncamos. E a cada mês isso piora. Já avisem seus respectivos companheiros que a gravidez é a hora da vingança! E por que roncamos? A causa do ronco é o estreitamento das vias nasais. Durante a gravidez, o aumento da circulação da progesterona pode fazer com que os tecidos moles das vias nasais inchem, bloqueando parcialmente a passagem de ar. Outra explicação possível é que, se suas vias aéreas forem naturalmente estreitas, ou se você tiver tecido excedente no fundo da garganta, uma leve retenção de líquido ou o inchaço provocados pela gravidez já são suficientes para atrapalhar sua respiração durante o sono.
Além disso, nossa mucosa nasal se modifica também, ou você nunca percebeu que toda grávida funga? Parece que está sempre resfriada, fungando e enxugando o nariz. Porque o canal nasal aumenta para que possamos puxar o ar com mais facilidade, ajudando nossa respiração. Isso faz aumentar as secreções nasais e ficamos assim, nesse funga funga. Eu li que em um terço das grávidas chegam a desenvolver uma espécie de rinite alérgica que passa depois do parto. Ah, e, além disso, nosso nariz fica mais grosso. Ou seja, acostumem-se a ter um nariz de batatinha por longos 9 meses.
O problema da ‘flatulência’ (que é mais chique de se dizer....) é porque as grávidas têm mais problemas de prisão de ventre, ou seja, gases. Isso acontece porque as doses de progesterona produzidas no início da gestação relaxam tecidos do corpo todo, incluindo os do trato gastrointestinal. Este relaxamento muscular desacelera o processo digestivo, o que pode ocasionar mais gases e incômodo no estômago, principalmente depois de refeições mais pesadas. Nos estágios finais da gravidez, o útero maior domina a cavidade abdominal, retardando ainda mais a digestão e pressionando o estômago, daí a piora no desconforto depois das refeições. Azia e prisão de ventre também são comuns durante a gravidez, mesmo para quem nunca teve isso antes. Assim, é normal ter uma pontada ou outra, principalmente do lado esquerdo que é a última curva do intestino grosso e porta de saída dos ‘ditos cujos’.
Ao contrário da flatulência a gente também fica com o intestino preso, viu? E é causado pelos mesmos motivos acima, ou seja, o intestino fica mais lerdo. Os hormônios da gravidez como estrogênio e progesterona, trabalham para abrandar o trato gastrointestinal. Isto significa que a comida fica dentro de seu estômago e intestinos mais tempo que o normal. Como resultado, os resíduos de produtos não são lavados fora de seu sistema tão freqüentemente, o que pode causar a constipação (palavra oficial para prisão de ventre, intestino preso etc etc.).
Pois é, são algumas das agruras pelas quais tenho passado e descoberto. Sempre que chego ao meu médico com uma listinha de perguntas ‘bobinhas’, ele abre um sorriso e toca me explicar essas coisas como se fossem bobeirinhas...Ok, na verdade nem é nada tão sério assim, mas bem que poderia ser algo mais divulgado, né?
Mas tem algumas coisas boas nas transformações: sabia que seus lábios engrossam? Pois é, e nem precisa colocar aqueles negócios de inchar os beiços que as atrizes usam. É natural mesmo. Seus lábios ficam mais carnudos tipo Angelina Jolie. Olha que legal! Aproveita pra investir em batons lindos e brilhos sensuais. Afinal, a gente ta grávida e mais sexy do que nunca (palavra do maridão!). O cabelo também dá uma melhoradinha, ficam menos elétricos e mais fáceis de lidar, deve ser pra compensar da gente não poder fazer progressiva, né? Pintar pode, já contei em outro post né? Mas progressiva, já acho exagero. Taí nossa querida chapinha que não nos deixa sair com os cabelos do globetrotters.
A pele também fica mais viçosa (palavrinha antiguinha essa, hein!), mas fica mesmo. E se a gente ajudar hidratando sempre e usando filtro solar religiosamente, as temíveis manchas escuras dificilmente aparecerão.
Enfim, companheiras grávidas e mulheres em geral. A gravidez é um mistério maior do que eu imaginei. E estou aqui pra contar tudinho pra vocês.
Beijo
Meiroka

2 comentários:

  1. Meire e suas palavras dificeis......agruras?!

    hahahahaha


    beijoss só pro João dessa vez
    rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Meire
    Meu beijão, directo, aqui, da "Terrinha Lusa", à nossa querida Stefanie, que hoje merece beijinhos a dobrar; na certeza de que continuará a ser sempre a menina da madrinha.PARABENS!
    A vc, ao João Alberto e ao papi, um abraço muito caloroso.

    ResponderExcluir