sábado, 25 de julho de 2009

Questões de beleza (que só nós mulheres entendemos)

Pintar ou não pintar os cabelos brancos??? Eis a questão......polêmica pra caramba!!!
Bom, o detalhe é que tenho cabelos brancos desde o 15 anos graças à genética da família. Pinto os cabelos desde os 18 ou 20, eu acho (faz muito tempo....hahahahahah), anyway, atualmente, como tenho cabelos curtinhos e eles crescem incrivelmente rápido, eu costumo retocar raiz de 20 em 20 dias, pois me recuso a aceitar certos desmandos da natureza, como por exemplo, envelhecer e parecer envelhecer, certo meninas???
Pois bem, fui perguntar ao médico, mas ele como bom médico que é, não se comprometeu, apenas me disse o que eu já tinha lido no Oráculo: que não existem provas de que as tinturas (principlamente as atuais, que são menos agressivas) fazem efetivamente mal ao bebê. Muitas pesquisas foram e continuam a serem feitas sobre o assunto, mas nunca se chegou a uma conclusão definitiva. Assim, a recomendação geral é: não faça nos 3 primeiros meses que são os de formação e também não faça se nunca fez e vai querer experimentar pela primeira vez. Aliás, não se deve experimentar nada pela primeira vez durante a gravidez, quer fazer teste, faça depois que o bebê nascer, ok? Se nunca comeu frutos do mar, não inventar agora de comer uma caldeirada, né filhinha? Bom senso é sempre bom.
Mas voltando à pendenga da tintura, fui novamente ao Oráculo e fuçei pra caramba, vi muitos depoimentos, a favor e contra, tanto de grávidas como de médicos e outros especialistas na área.
Coloquei alguns abaixo:

A ginecologista Carolina Androgeni, do ambulatório do climatério da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), recomenda que, na dúvida, a grávida espere até entrar no segundo trimestre da gestação para voltar a tingir os cabelos. Para quem nunca usou tintura, o melhor é deixar para depois que o bebê nascer.
A maioria dos dermatologistas dizem que os produtos novos, de marcas boas e conhecidas das tinturas e tonalizantes não causam problemas que possam alterar a formação do bebê dentro da barriga da mãe. O problema está em algumas mães que no primeiro trimestre de gravidez sentem enjôos, alergias a alguns tipos de produtos. Se a mãe sente frequentes enjôos, provavelmente o cheiro forte da tintura irá irritá-la. Ou se a mãe está com alergias, que são comuns no inicio da gravidez, pode piorar o quadro. Já no caso de reflexos e luzes no cabelo, não há problema nenhum, principalmente se o descolorante for aplicado a alguns milimetros, não encostando no couro cabeludo.

Mas uma dermatologista, em especial, me convenceu justamente pelo bom senso. Seu nome é Ligia Kogos e tem artigos ótimos dela na net. Quem se interessar pode acessar:
http://mais.uol.com.br/view/85r7d735pwrw/gravidez--pele-e-cabelos--o-que-pode-e-o-que-nao-pode-0402326AC4816346?types=A&

Bom, comprei uma tintura de excelente qualidade e pintei...claro que vai ser mais espaçado do que antes, e vou tomar todos os cuidados, tá gente?
beijo, Meiroka